Skip Navigation LinksPortal do Eleitor > Eleitor > Posso votar na Internet?
Posso votar na Internet?
Em Portugal não é possível votar electronicamente. Contudo, foram já realizados alguns testes de votação electrónica em assembleias de voto e trata-se de uma matéria que está a ser acompanhada pela Administração Eleitoral, nomeadamente integrando grupos de trabalho internacionais que analisam as experiências que vão surgindo pelo Mundo fora. 

A 1º experiência-piloto de voto electrónico foi realizada nas eleições autárquicas de 1997, em várias assembleias de voto de uma freguesia de Lisboa, sem contar para os resultados oficiais. O sistema consistiu numa máquina de voto onde aparecia o boletim de voto. Era dado a cada eleitor um leitor de cartão electrónico, formatado e identificado, como sendo uma chave para votação, e vazio de votos, para lhe dar a possibilidade de lançar um voto na máquina electrónica. O voto efectuado era registado no cartão electrónico, que podia ser introduzido numa urna electrónica de controlo. Depois de lido e registado na memória da urna, era apagada a informação do voto permitindo que o cartão pudesse ser utilizado pelo eleitor seguinte.

Nas eleições autárquicas de 2001, foram acrescentadas algumas melhorias ao sistema e efectuadas experiências-piloto para assembleias de voto de uma freguesia do distrito de Lisboa e outra do distrito do Porto, sem contar para os resultados oficiais.

Nas eleições europeias de 2004 foram testados três sistemas diferentes de votação electrónica em assembleias de voto de 9 freguesias de diferentes concelhos de várias regiões do continente. Nas eleições legislativas de 2005, foram utilizadas tecnologias de suporte à votação dos cidadãos com necessidades especiais com as quais se realizaram experiências-piloto. Realizou-se também uma experiência de votação pela Internet para eleitores recenseados no estrangeiro. As votações realizadas nestes projectos também não contaram para os resultados oficiais.

Para aprofundar este tema, informe-se sobre o projecto Voto Electrónico no portal da UMIC em www.votoelectronico.pt



Saiba onde votar Onde se vota?
Confirme no topo da página inicial deste portal o seu número de eleitor e freguesia onde vota. O local específico da sua mesa de voto pode ser consultado nos 15 dias antes das eleições.
Como se vota Como se vota?
No dia das eleições, dirija-se à sua Mesa de Voto entre as 8:00h e as 19:00h. Identifique-se com os documentos necessários e o Presidente da mesa entregar-lhe-á o Boletim de Voto.