Skip Navigation LinksPortal do Eleitor > Posso votar na Internet?
Posso votar na Internet?
Em Portugal não é possível votar electronicamente. Contudo, foram já realizados alguns testes de votação electrónica em assembleias de voto e trata-se de uma matéria que está a ser acompanhada pela Administração Eleitoral, nomeadamente integrando grupos de trabalho internacionais que analisam as experiências que vão surgindo pelo Mundo fora. 

 

A 1º experiência-piloto de voto electrónico foi realizada nas eleições autárquicas de 1997, em várias assembleias de voto de uma freguesia de Lisboa, sem contar para os resultados oficiais. O sistema consistiu numa máquina de voto onde aparecia o boletim de voto. Era dado a cada eleitor um leitor de cartão electrónico, formatado e identificado, como sendo uma chave para votação, e vazio de votos, para lhe dar a possibilidade de lançar um voto na máquina electrónica. O voto efectuado era registado no cartão electrónico, que podia ser introduzido numa urna electrónica de controlo. Depois de lido e registado na memória da urna, era apagada a informação do voto permitindo que o cartão pudesse ser utilizado pelo eleitor seguinte.

 

Nas eleições autárquicas de 2001, foram acrescentadas algumas melhorias ao sistema e efectuadas experiências-piloto para assembleias de voto de uma freguesia do distrito de Lisboa e outra do distrito do Porto, sem contar para os resultados oficiais.

 

Nas eleições europeias de 2004 foram testados três sistemas diferentes de votação electrónica em assembleias de voto de 9 freguesias de diferentes concelhos de várias regiões do continente. Nas eleições legislativas de 2005, foram utilizadas tecnologias de suporte à votação dos cidadãos com necessidades especiais com as quais se realizaram experiências-piloto. Realizou-se também uma experiência de votação pela Internet para eleitores recenseados no estrangeiro. As votações realizadas nestes projectos também não contaram para os resultados oficiais.

 

 



Saiba onde votar
Onde se vota?
Confirme no topo da página inicial deste portal a freguesia onde vota. O local específico da sua mesa de voto pode ser consultado nos 15 dias antes das eleições.
Como se vota
Como se vota?
No dia das eleições, dirija-se à sua Mesa de Voto entre as 8:00h e as 19:00h. Identifique-se com os documentos necessários e o Presidente da mesa entregar-lhe-á o Boletim de Voto.