Skip Navigation LinksPortal do Eleitor > Votar antecipadamente
Votar antecipadamente

Saiba como e quando pode exercer o VOTO ANTECIPADO

 

EM MOBILIDADE - Se é eleitor, recenseado em território nacional, e pretende exercer o seu direito de voto antecipadamente, pode requerê-lo através de Requerimento Eletrónico entre o 14.º e o 10.º dia anterior ao dia das eleições - Folheto informativo.

ELEITORES DOENTES INTERNADOS - Se está doente e internado num estabelecimento hospitalar e, por esse motivo, está impedido de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição, poderá efetuar o seu requerimento para voto antecipado até ao 20.º dia anterior ao dia das eleições - Folheto informativo.

 
ELEITORES PRESOS NÃO PRIVADOS DE DIREITOS POLÍTICOS - Se está detido num estabelecimento prisional e, por esse motivo, está impedido de se deslocar à assembleia de voto no dia da eleição, poderá efetuar o seu requerimento para voto antecipado até ao 20.º dia anterior ao dia das eleições - Folheto informativo.

ELEITORES DESLOCADOS NO ESTRANGEIRO – Se está inscrito no recenseamento eleitoral português em território nacional e se encontra deslocado no estrangeiro e, por imperativo decorrente das suas funções profissionais, está impedido de se deslocar à Assembleia de Voto no dia da eleição - Folheto informativo.

 
 

 



Posso votar na Internet? Posso votar na Internet?
O Sistema de Informação e Gestão do Recenseamento Eleitoral é um passo indispensável que pode permitir, no futuro, o voto em mobilidade. Actualmente não é possível votar pela Internet, por falta de habilitação legal.
Estou recenseado Estou recenseado?
Todos os cidadãos nacionais, maiores de 17 anos, são oficiosamente e automaticamente inscritos na base de dados do recenseamento eleitoral, com base na informação dos serviços do cartão de cidadão.